O CHC-Brejos Faria situa-se no concelho da Moita, na proximidade do concelho do Barreiro. As atividades nestes dois concelhos interliga-se com a vida diária de muitos dos membros do CHC-BF, justificando assim um olhar mais atentos as estes dois concelhos.

Moita

O concelho da Moita apresenta-se hoje como um dos concelhos subúrbio dos grandes centros industriais e de serviços próximos - Barreiro e Lisboa. Porém, continua a apresentar uma forte componente de atividades tradicionais ligadas ao estuário do rio Tejo, tendo com ele uma frente ribeirinha de 20 km.

Moinho de maré de Alhos Vedros
Praia fluviar do Rosário
Praia fluviar do Rosário

Por entre essas atividades tradicionais contam-se a pesca; o transporte de mercadorias entre margens; a produção de sal; o artesanato (latoaria, cestaria, olaria, sendo a mais emblemática a construção de miniaturas de barcos típicos do Tejo centrada nas freguesias do Gaio-Rosário e de Sarilhos Pequenos. )

Barreiro

O concelho do Barreiro, com cerca de 78 mil habitantes, é um importante centro urbano, industrial e rodo-ferro-fluvial.

No séc. 16 aí se estabeleceram fábricas de "biscoito" que abasteciam as naus que saíam de Lisboa, rumo à Índia e o Brasil. No séc. 18 estabeleceu-se em Coina, uma das suas freguesias, a Real Fábrica de Vidro, a primeira em Portugal, tendo sido uma das maiores manufaturas do país e mesmo da Europa, e o embrião da produção de vidro na Marinha Grande.

Ruínas da Real Fábrica de Vidro de Coina
Ruínas da Real Fábrica de Vidro de Coina (© SIPA)
Vista aérea do Barreiro
Vista aérea do Barreiro

O desenvolvimento do Barreiro teve início em 1861, com a exploração das linhas férreas até Vendas Novas (57 km) e até Setúbal (13 km).

A criação da linha férrea criou condições favoráveis ao seu desenvolvimento industrial, desde 1898, pela Companhia União Fabril (CUF) tornando-me um importante polo industrial, trazendo o crescimento do operariado e de lutas operárias, tornando-se um polo de desenvolvimento de coletividades culturais e desportivas e da oposição ao regime fascista de então.