Breve Cronologia do Projeto

2019

Algumas pessoas amigas descobriram que alimentavam um sonho comum: viver uma nova cultura de vizinhança de entreajuda solidária, sem solidão indesejada e que incluísse todas as gerações para uma partilha de recursos, saberes e experiências.
Procuraram outras pessoas e um chão onde enraizar esta ideia, um arquiteto para o desenho de uma Habitação Colaborativa/Cohousing, num local que promovesse o contacto com a natureza, entre os habitantes do projeto e também a ligação e interação com a comunidade local.
Descobriram também que tudo isto se integrava num movimento internacional que já vinha fazendo caminho, desde os anos 70, na Dinamarca e outros países.

2021

19 maio: Fundam a Cooperativa do Alto da Moita e continuam o trabalho de divulgação do seu projeto por meio de encontros entre amigos e conhecidos, junto da imprensa local, e em rede com outros projetos de Habitação Colaborativa, como resposta ao mercado especulativo da habitação.

2022

7 dezembro: É realizada a escritura de aquisição do terreno de 1,270 ha na localidade de Brejos Faria.

21 dezembro: O grupo fundador dissolve a Cooperativa Alto da Moita, procura, encontra e sinaliza a aquisição de um novo terreno na localidade de Brejos Faria (Moita). Passa a designar-se como Grupo Cohousing Brejo Faria.
Aderindo ao movimento de novas Cooperativas de Habitação, o Grupo Cohousing Brejos Faria participa no primeiro evento das cooperativas, associações e coletivos (23 novembro 2022), no ISCTE, e participa como cofundador da rede Co-Habitar, rede de cooperativas de habitação em propriedade coletiva.

2023

maio – outubro: Encontros de trabalho colaborativo do coletivo facilitados pelo arquiteto do projeto para definir as áreas residenciais e outras do futuro Complexo de Habitação Colaborativa Brejos Faria (CHC-BF).

setembro - outubro: Debate e aprovação de propostas de documentos-base com vista à criação da futura cooperativa de habitação (Estatutos, Regulamento Interno e Contrato Individual de Cooperação e de Direito de Uso) do CHC-BF.

24 e 25 novembro: Participação na Conferência e Workshops Novas formas de viver: Os desafios das Cooperativas de Habitação em Propriedade Coletiva, no CCB, onde realiza a primeira apresentação pública do projeto CHC-BF (link folheto)

dezembro: Submissão do PIP (pedido de informação prévia) à CM da Moita.

dezembro: Encontro no terreno com Manuel Botelho da FC da Universidade de Lisboa para estudar a plantação de uma área de agroflorestal no terreno.

dezembro: Promoção do 1º Encontro Aberto no terreno com vista ao alargamento do grupo. (fotos)

2024

10 e 11 de fevereiro: Workshop de plantação de uma área agroflorestal de 450 m2, com cerca de 90 árvores e arbustos. (fotos)